Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

Curiosidades



Li algures num blogue dedicado aos cristãos-novos, que um senhor de nome David de Castro, terá sido o ilustre fundador dos Bombeiros do Panamá, e que este, tinha raízes portuguesas e judaicas da região de Trás-os-Montes.











A saborosa Alheira


Enchido tradicional fumado, cujos principais ingredientes são a carne e a gordura de porco, a carne de aves (galinha ou peru) e pão de trigo, o excelente azeite da região, e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão, ou o presunto envelhecidos.

Hoje nos hipermercados já se pode encontrar alheiras vegetarianas e de bacalhau, as minhas preferidas.

A origem histórica...


A alheira foi inventada pelos judeus como uma maneira ardilosa de enganarem os emissários do santo ofício, e assim, escaparem às perseguições.
 
Como no judaísmo não é permitido comer porco, as pessoas facilmente eram identificadas pelas autoridades, pelo simples facto de não fazerem os normais enchidos desta carne, levantando de imediato suspeitas de práticas judaizantes nos seus lares.
Em sua substituição, os judeus incluíram uma variada gama de carnes como a galinha, peru, pato e vitela.
Foi pela defesa das suas tradições mosaicas,  que os criptojudeus criaram, e ainda bem, este típico e saboroso  prato da gastronomia portuguesa.