Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

    Jacob Rodrigues Pereira




    Nasceu no ano de 1715  na localidade de Peniche, e faleceu na cidade de Paris em 1780. Tornou-se membro da Royal Society of London, em 1759, e também da Academia de Paris. Publicou "Observations Sur Les Sourd-Muets", em 1762.
    Seu pai chamava-se Magalhães Rodrigues Pereira, e era natural de Chacim, Macedo de Cavaleiros, a mãe, chamava-se Abigail Ribea Rodrigues, ambos com descendência judaica. Jacob nasceu em Peniche, onde existem referências toponímicas na Praça Rodrigues Pereira. Baptizado como Francisco António Rodrigues, a tão típica "camuflagem" de nomes contornaria os caminhos da  temível inquisição.
    Sentindo-se sempre inseguros em Portugal, a família rumou para Bordéus, onde já havia uma  grande comunidade judaica portuguesa. Nesta cidade, dedicou-se ao estudo da comunicação com e para surdos-mudos.
    Em Bordéus, deixou sua influência na toponímia, especificamente na Rue Rodrigues-Pereire, e em Paris, no Boulevard Pereire e numa estação do Metro perto dos Champs-Elysées. O Rei de França Luís XV, agraciou este português devido ao importante papel de pedagogo, de investigador e na benemerência social, atribuindo-lhe uma pensão generosa e vitalícia. Esta família teve em França grande influência em vários domínios, da política ao mundo das finanças, passando pela construção dos primeiros caminhos-de-ferro. Foram igualmente os donos e fundadores da Société du Crédit Mobilier.
    Nos finais do séc. XIX, a família Pereire converteu-se ao catolicismo, como forma de não serem mais incomodados pelos "simpáticos e sempre bem dispostos anti-semitas".
    Jacob Rodrigues Pereira foi sepultado no cemitério hebraico de La Villette, Paris, 
    e depois, transferido para o de Montmartre.