Isaac Abravanel nasceu em Lisboa no ano de 1437, e morreu em Veneza, no dia 27 de Outubro de 1508. Era oriundo de uma das famílias sefarditas mais famosas – diz-se que descendia do próprio rei David – Isaac Abravanel foi um grande comentador da Bíblia e financiador do rei Afonso V nas suas conquistas africanas.
Depois da morte de Afonso V, Abravanel teve de fugir para Castela porque D. João II pensava que este havia conspirado com o duque de Bragança. A sua grande fortuna foi toda ela confiscada por decreto real. Instalado em Toledo, rapidamente Abravanel penetrou no círculo da família real e se tornou financiador dos reis católicos.
Apesar dos favores aos reis, teve de sair de Espanha por causa do Decreto de Alhambra, que expulsava os judeus se não se convertessem, tendo ainda oferecido 30.000 ducados pela revogação do decreto. Em vão. O decreto não foi revogado e Abravanel fugiu para Nápoles. Depois de passar por mais algumas cidades italianas, instalou-se em Veneza, onde colaborou na negociação de um tratado comercial entre Portugal e a Sereníssima República.
Morreu em Veneza, sendo enterrado em Pádua.