Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Juan Lindo



A saída dos cristãos-novos portugueses nos séculos XVI, XVII e XVIII, não se cingiu apenas na demanda de um novo refúgio em países da Europa Central e da Bacia do Mediterrâneo, ou, em possessões que Portugal tinha por este mundo fora.
Às Américas chegaram centenas de milhares de sefarditas, que povoaram novas terras e desenvolveram sobretudo o comércio, acabando por controlar quase exclusivamente muitas das rotas marítimas da Europa/África/e do Novo Mundo, fundando e estabelecendo importantes postos comerciais, como o de Cartegena das Índias, (Colômbia).
Sabemos da presença dos nossos cristãos-novos em locais como o Peru, Guatemala, Honduras, El Salvador, Panamá e México, muitos deles, obtendo cargos de enorme relevo nas antigas colónias espanholas.
Um dos exemplos é do dr. Juan Lindo, nascido nas Honduras, este senhor era de origem judaica-portuguesa, a família Lindo era proveniente da região de Trás-os-Montes, mais precisamente de Torre de Moncorvo.
Este ilustre cidadão hondurenho, foi presidente da República de El Salvador, de 1841 a 1842, e mais tarde presidente das Honduras, de 1847 a 1852.
Em El Salvador, Juan Lindo criou as bases para o desenvolvimento do ensino escolar, num país que tinha gravíssimas carências sociais a todos os níveis, gente muito pobre e maioritariamente analfabetos.
Já o seu parente, o banqueiro Joshua Lindo, homem dinâmico e bastante influente nos negócios da região, esteve ligado à construção do famoso Canal do Panamá.