Número total de visualizações de páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Abraham Zacuto
אברהם זכות







Seu nome completo era Abraham Ben Schmuel Zacuto, nascido na cidade
de Salamanca em 1452. Homem de muitos ofícios, foi astrólogo, astrónomo e médico judeu, autor do famoso Almanach Perpetuum Celestium Motuum, conjunto de tábuas solares que começou a coligir a partir de 1473, quando ainda vivia em Espanha. O Almanach foi sem dúvida um instrumento importante tanto para Cristóvão Colombo como para os navegadores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Zacuto foi um dos que se recusou a converter-se ao cristianismo em 1492, aquando da expulsão dos judeus da Espanha. Sem dificuldades conseguiu asilo em Portugal, onde a sua presença foi registrada a partir de 1493, ano em que foi convocado por D. João II para uma reunião em Torres Vedras, a fim de discutir as consequências das descobertas de Colombo e os projectos portugueses para neutralizar o avanço espanhol. Nesta reunião começaram a ser redigidas as propostas portuguesas para o Tratado de Tordesilhas, assinado no ano seguinte com os Reis Católicos.


Faleceu provavelmente em 1515 em Jerusalém, embora certos estudiosos apontem a sua morte para a data de 1520, mas em  Damasco.



Cristobal Colón visitando a Zacuto en su gabinete de trabajo. Del libro: Don Abraham Zacuto: Rabí, astrónomo, historiógrafo, Oporto, 1946



(Ilustração representando Cristóvão Colombo a conversar com o mestre
 Abraham Zacuto, Porto - 1946).