Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Sugestão - Centro Interpretativo dos Mouros







Foto - PSML



Para quem visita o Castelo dos Mouros, em Sintra, este já possui um Centro de Interpretação da História do respectivo Castelo e sua área envolvente,  onde se destaca a musealização do Campo de Investigação Arqueológica.












Ambos se encontram integrados no projecto global “À Conquista do Castelo”.
No interior do espaço museológico foram instaladas vitrinas em aço e vidro, desenhadas para garantir a segurança e conservação das peças.










Um dado em osso, uma queijeira, uma chave, uma panela, machados de pedra polida, uma tampa de um silo, peças em cerâmica do período islâmico ou moedas portuguesas e espanholas, são algumas das peças que poderão ser vistas e que têm origem desde o Período Neolítico até à Idade Média. 












Para além destas peças, pode encontrar-se também uma maquete do Castelo dos Mouros e um interessante vídeo com a História do local e vários tablets com informação multimédia interactiva detalhada sobre as peças de cada período.










Quanto à musealização do Campo de Investigação Arqueológica, foram implantadas duas plataformas em aço, vidro e madeira de acácia (proveniente de limpezas florestais na Serra de Sintra), para proteger as estruturas de forno e silos do bairro islâmico (séc. X-XII), bem como as sepulturas de ritual cristão (séc. XII-XIV), postas a descoberto na encosta nascente do Castelo, permitindo aos visitantes a sua observação e interpretação.
















Os dados arqueológicos recolhidos nos trabalhos realizados entre 2009 e 2012 revelaram uma intensa ocupação da área do Castelo na época cristã (séc. XII-XIV), identificada através da escavação da necrópole da Igreja, na qual se encontraram 33 sepulturas, e ainda uma extensa ocupação muçulmana (séc. X-XII), evidenciada por vários alicerces de habitações e silos para conservação de cereais.




Restantes fotografias de Manuela Videira e C@rlos Baptista 
(Março de 2015)