O Centro de Interpretação Isaac Campantón convoca o Congresso Internacional “Zamora e a Raia: heranças sefarditas partilhadas”, a realizar de 1 a 4 de Julho, nas localidades portuguesas de Vimioso e Carção e nas localidades espanholas de Fermoselle e Zamora.
O Congresso terá um carácter interdisciplinar para o qual se convidam académicos e estudantes universitários, assim como artistas e gestores culturais em geral para partilhar as suas experiências no estudo, conservação e promoção da cultura sefardita na região de Zamora e de “ A Raia “, como é conhecida a região fronteiriça com Portugal.
Sugerem-se os seguintes temas para as intervenções, não sendo imprescindível cingir-se aos mesmos:
· Zamora na rota dos judeus rumo a Portugal em 1492
· Símbolos e grafias criptojudias na Raia
· Genealogias da fronteira e processos inquisitoriais
· Protagonismo feminino na conservação das tradições judaicas
· Heranças culturais: lendas, música, gastronomia
· Cabala e literatura mística espanhola e portuguesa
· Personalidades como Abraham Saba, Joseph Hayyun, Isaac Cardoso, entre outros.
· Relação entre a literatura sefardita e as literaturas nacionais espanhola e portuguesa
· Experiências no reconhecimento e recuperação da herança sefardita em Espanha e Portugal
· Narrativas locais e museológicas · Impacto dos estudos sobre os sefarditas nas Histórias oficiais de
Espanha e Portugal
· Relações transatlânticas
· Recursos para a familiarização e conhecimento da cultura sefardita (bibliografias, páginas web, Centro de estudos, outras actividades).
As propostas devem ser dirigidas em castelhano, português ou inglês, não excedendo as 300 palavras, e devem incluir um cabeçalho com a seguinte informação: nome, apelidos, e qualificação académica do conferencista, instituição, organização ou associação à qual pertence, formato (participação individual, mesa redonda ou painel, outro tipo de intervenção pedagógica),necessidades técnicas (computador, projector, ecrã), endereço de e-mail e contacto telefónico.
Um comissão académica avaliará as propostas enviadas, emitindo um resultado final antes do dia 15 de Maio de 2014. As matrículas terão os seguintes valores: público em geral, 5 euros; conferencistas, 15 euros.
As propostas de participação devem ser enviadas antes do dia 1 de maio de 2014 para o seguinte endereço de e-mail: centrocampanton@gmail.com
A etnomusicóloga Dr. Judith Cohen, Universidade de York, Canadá, abrirá as sessões em Vimioso, Portugal dia 1 de Julho de 2014. Cohen passou longas temporadas em Trás-os-Montes onde pesquisou cantos tradicionais das comunidades criptojudaicas da região.
Fonte:
Centro de Interpretación Isaac Campantón