Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Identificação de mais de 500 marcas judaicas no concelho de Seia



Agência Lusa, Abril de 2013


Estudo sobre a presença judaica no concelho de Seia, permitiu identificar mais de 500 "marcas".



Seia




Este estudo está sendo realizado por Alberto Martinho, professor universitário e empresário, bem como por José Levy Domingos, historiador e jornalista, consultor na Rede de Judiarias de Portugal, fundador da Associação de Amizade Portugal-Israel, e por Luiza Metzker Lyra, investigadora da presença judaica no interior de Portugal.
Investigação que consiste na pesquisa e levantamento dos testemunhos e inscrições atribuídos aos judeus e cristãos-novos, com o objectivo de valorizar todo aquele património em termos culturais e turísticos para a região.
Só na aldeia de Santa Marinha tem mais de 42 casas com marcas da presença judaica, representando assim um número superior ao de Trancoso, apontou Alberto Martinho.
Os investigadores consideram que os dados até agora recolhidos, associados aos processos do Tribunal do Santo Ofício referentes ao concelho de Seia, são demonstrativos sobre a importante presença dos judeus no concelho, onde estavam intimamente ligados ao comércio e indústria, aos ofícios mas também dos que viviam da sua fazenda, proprietários agrícolas, mercadores e tratantes. 
O legado continua lá, os sinais ligados às diversas marcas cruciformes, as tradições orais, as histórias e os ditados populares. 
Um dos objectivos deste estudo, centra-se na criação de um futuro Museu da Herança Judaica, inserido na região de Seia.



Fotos:portugalfotografiaaerea.blogspot.pt