Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exposição intitulada "Reformador do Mundo", dedicada a Janusz Korczak







Exposição patente até dia 28 de Dezembro, no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril. 




Nascido em Varsóvia, em Julho de 1878, Henryk Goldsmit viria a ficar conhecido como Janusz Korczak, pseudónimo que adoptou inspirando-se no romance do século XIX "Janasz Korczak and the pretty Swordsweeperlady", de Jósef Ignacy Kraszewski. Desenvolveu desde muito cedo a paixão pela ajuda aos jovens mais desfavorecidos. Completou os seus estudos em medicina e, em paralelo, desenvolveu uma promissora carreira na literatura, tendo abdicado de ambas para se dedicar por inteiro ao ensino dos mais jovens.



Korczak with children



Imagem retirada de http://fcit.usf.edu/holocaust/korczak/photos/chronolo/default.htm





Autor da célebre frase "Eu não posso criar outra alma, mas posso acordar a alma adormecida", fundou um orfanato para crianças judias, entre os 7 e os 14 anos, que dirigia como uma democracia: as crianças tinham o seu próprio parlamento, jornal e tribunal, meios à sua disposição para debater eventuais transgressões e decidir quais as sanções a aplicar. No orfanato desenvolveu inovadoras teorias educativas que o tornaram um pedagogo de referência e autor de obras no campo da teoria e prática educacional, ainda hoje muito lidas na Polónia. Das suas iniciativas destaca-se o pioneirismo em prol dos direitos da criança, pois acreditava na plena dignidade das crianças - que considerava "o mais antigo proletariado no mundo” - e na sua necessidade de amor e respeito.



Fora da Polónia Janusz Korczak ficou conhecido pelo seu derradeiro acto heróico: prisioneiro no Gueto de Varsóvia, juntamente com as 200 crianças que habitavam no orfanato que dirigia, em plena II Guerra Mundial, declinou as ofertas de amigos para se salvar, optando por acompanhar as crianças na viagem para Treblinka e para a morte certa.



Uma vida rica em experiências e altruísmo, que é dada a conhecer nesta exposição que se encontra aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, no Espaço Memória dos Exílios (primeiro piso da Estação dos CTT do Estoril) até ao 28 de Dezembro.



Para mais informações: 

Tel. 214815930 ou eme@cm-cascais.pt

Via: http://www.cm-cascais.pt