Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Datas que nunca foram feriados




Momentos houve na História de Portugal, tão relevantes como o 5 de Outubro e o 1º de Dezembro (na Calha para deixarem de ser feriados), e que nunca foram obejcto de essencial comemoração.



14 de Agosto de 1385

A maior das vitórias


Foi através do surpreendente triunfo na Batalha de Aljubarrota que Portugal conseguiu garantir por muitos anos a independência politica.




22 de Agosto de 1415


O começo da aventura ultramarina


A Conquista de Ceuta, aqui do outro lado do estreito de Gibraltar, foi o primeiro passo de uma expansão que alcançaria terras japonesas.





De Junho de 1494


Portugal, superpotência mundial


A assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e a Espanha, repartiu o planeta pelos dois estados ibéricos.
 



20 de Maio de 1498



A Viagem que mudou o mundo


Antes da chegada de Vasco da Gama à Índia o mundo estava dividido em compartimentos estanques; neste dia começou a “aldeia global”




22 de Abril de 1500



Nasce o “Imenso Portugal”


Com a “descoberta” do Brasil por Pedro Álvares Cabral, Portugal passou a ter o tamanho de um continente. Se a língua e a matriz lusas têm peso no mundo, é sobretudo graças ao gigantesco “país irmão”




13 de Fevereiro de 1668


 O verdadeiro dia da Restauração


Se o 1º de Dezembro em sido até agora feriado nacional, já o mesmo não sucedeu nunca com a data em que Espanha reconheceu definitivamente, pelo verdadeiro Tratado de Lisboa, a independência portuguesa.






24 de Agosto de 1820


Chegam as ideias Novas


A revolta liberal do Porto (também conhecida por Revolução de 1820) pôs em andamento as ideias da Revolução Francesa, já antes transportadas na bagagem dos invasores napoleónicos.





26 de Maio de 1834



O triunfo do liberalismo



A assinatura da Convenção de Evoramonte pôs termo à guerra civil entre absolutistas e liberais e instaurou um regime democrático que duraria mais de 90 anos.








 
de Nuno Dias Freitas