Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Judiarias de cá...




Linhares da Beira



Esta bonita localidade é uma das aldeias históricas do nosso país. No seu passado possuiu Judiaria, que hoje ainda pode ser localizada.
Já no centro da Vila, há uma casa de estilo manuelino onde funcionou uma sinagoga. Este edifício comunicava com as casas anexas, das quais subsistem apenas os locais das respectivas portas. A Judiaria era composta pela Rua Direita (da Procissão) e Rua do Passadiço (da Judiaria).
De referir para quem poderá estar interessado numa visita a Linhares, que as casas dos cristãos-novos têm, nas ombreiras das portas, símbolos cruciformes que os protegiam aparentemente de uma qualquer suspeita de práticas judaizantes, mesmo assim, muito processos foram instaurados a famílias com nomes como: Fernandes, Linhares, Nunes, Rodrigues, Froes e Antunes.




http://www.portugalnotavel.com/wp-content/uploads/2010/06/Linhares-da-Beira1.jpg

Judiaria de Linhares da Beira




Casa do Judeu 



Exemplo do tipo de habitação judia é a Casa Manuelina, edifício de porte nobre com a fachada em alvenaria de granito.
A entrada para a loja e para o segundo piso faz-se pelo arco da Rua do Passadiço, antes designada por Rua da Judiaria.
Um alpendre de recorte típico protege a porta principal, sendo a porta da loja larga, com verga e ombreiras chanfradas e divisas ao fundo, como era usual nas casas dos judeus, para marcar a hierarquia dos moradores.
O imóvel apresenta uma das mais elaboradas janelas manuelinas de Linhares, tendo sido classificado de Interesse Público.
Actualmente é conhecido como Casa do Judeu e nele funciona um ponto de Venda de Artesanato.
Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967.