Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sugestão






Se porventura se deslocarem ao posto de turismo de Mirandela, para recolha de informações acerca dos vestígios da presença judaica na cidade, serão possivelmente encaminhados para uma zona muito próxima da edilidade. A antiga judiaria estaria situada no que hoje são as ruas designadas de Toural e do Rosário, bem como abrangendo a íngreme Travessa do Quebra - Costas. Do seu passado judaico não ficou só a saborosa alheira, (património da cozinha portuguesa). Se relacionarmos com a toponímia, a designação Toural é nitidamente o resquício de uma memória ancestral, Toural da transformação de Torá, ou pior, num sentido pejorativo, relacionado com a crença medieval que todos os  judeus eram possuidores de cornos. Em todo o caso, esta cidade merece uma visita, pois é uma cidade bem agradável e charmosa. 






Câmara Municipal de Mirandela




A minha sugestão é conhecerem mais de perto a herança hebraica em terras como: Valpaços, Rebordelo, Lebução, Orjais, Chacim, Mogadouro, Vinhais, Vila Real, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Chaves, Vilarinho dos Galegos, Carção, entre tantas outras localidades transmontanas.
Toda esta enorme província de Portugal é profundamente rica em vestígios e tradições, mas o mais importante são as pessoas, porque muita da sua população é ainda descendente do povo de Israel.


Há ali ainda uma história viva e fascinante por descobrir.