Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lançamento a 4 de Junho de 2011, 22h.00 - Clube Literário do Porto‏








mulheresMARRANASwomen
Bonita, a Mona Lisa Marrana/the Marrano Mona Lisa?


Apresentação/Presentation- Alexandre Teixeira Mendes, author of Barros Basto, A Miragem Marrana, and a co-founder of Ladina



Bonita é o primeiro livro de uma colecção de histórias de sete mulheres, vítimas da Inquisição Portuguesa (1536-1821). Esta série bilingue, intitulada “mulheres MARRANAS women”, conta as histórias daquelas mulheres, reveladas nas transcrições oficiais dos arquivos da Inquisição alojados na Torre de Tombo em Lisboa.
Fernanda Guimarães fez a transcrição dos originais do arquivo, escrito por notários da Inquisição e, Manuel Azevedo traduziu as transcrições para Inglês com comentários explicativos e históricos. A esta obra foi adicionado um glossário. A versão em Português contém um prefácio de Paulo Lopes, presidente da Associação Cultural dos Almocreves de Carção, berço da Bonita. Esta associação está actualmente a construir um museu Marrano em Carção. (http://almocreve.pt/). E as receitas provenientes do lançamento do livro serão doadas para esse mesmo museu. O prefácio em Inglês é da autoria de Manuel Azevedo.
Fernanda Guimarães é investigadora-adjunta da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa, desde a sua criação. Colabora com vários jornais e é co-autora de seis livros sobre a Inquisição Portuguesa. Por sua vez, o Comendador Manuel Azevedo é um advogado Açoriano, Luso-Canadiano, e co-fundador da Ladina, uma sociedade sem fins lucrativos com sede no Porto dedicada ao resgate da memória dos Marranos Judaicos de Portugal.
A publicação deste livro foi possível graças à contribuição de muitas pessoas e ao generoso apoio financeiro do Sr. Yaacov Gladstone.