Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filme "Capitão Alatriste", de 2006




Uma super produção do cinema espanhol, escrita e realizada por Agustín Díaz Yanes.

Tudo se passa durante as guerras que Espanha travou nos Países Baixos durante a primeira metade do século XVII. Um conflito desgastante pelo número de baixas em combate, e no estrondoso gasto da fazenda pública em sustentar uma guerra que a Espanha Imperial dificilmente poderia manter.
Portugal vivia nesta época sob o jugo do país vizinho, éramos lapidados em navios e armas, nossos territórios em África, Brasil e Ásia, constantemente atacados por holandeses e ingleses, não contentes com isso, Castela sujeitou-nos a cada vez mais impostos e ao recrutamento obrigatório no exército espanhol. Ironia ou talvez não, mas foram os cristãos-novos portugueses que estabelecidos em Madrid, terão sido os grandes responsáveis pela sustentação económica desta guerra na sua parte final,  uma vez que os cofres do rei Filipe IV e do Conde-Duque de Olivares, estavam já há muito vazios...


(Uma dessas famílias foram os Cortiços.)

Voltando ao filme, numa determinada passagem pudemos constatar a presença de um mercenário português, cristão-novo, e o engraçado, é que os camaradas espanhóis achavam que todos os portugueses eram meio-judeus.

Não se enganavam totalmente !!!

Um filme a visionar.