Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ditado e orações de criptojudeus






Em Pinhel, até há bem pouco tempo havia um ditado popular bem satírico, numa clara referência aos judeus saídos de Castela no século XV.



"Pires, Petras, Desterros e Galhanos, retirar deles são judeus castelhanos."



Corria já o ano de 1931, e muitos dos habitantes desta localidade se consideravam judeus, assumindo a sua opção publicamente. Este acontecimento saiu em notícia no jornal israelita da época (Ha-Lapid, nº 38).
Um ano depois, a 8 de Maio de 1932, fundou-se mesmo uma Comunidade Israelita em Pinhel, e tinham sinagoga com o nome Shaaré Orah, (Portas da Luz). A pessoa que deu origem a este ressurgimento local, numa tentativa de regresso dos criptojudeus ao judaísmo pleno, foi o alfaiate Serafim Cardoso de Almeida.



Orações recolhidas em Trás-os-Montes, sobre o deitar
e levantar:


"Com Deus me deito
Com Deus me levanto,
O Senhor me cubra
Com o seu divino manto.



Se eu bem coberta for,
Não terei medo nem temor
A gente alheia.
Ámen, Senhor."


(Vilarinho dos Galegos)




"Com Deus me venho deitar,
A Adonai me venho encomendar;
Não há outro melhor
Nem o há nem o haverá,
Louvado seja o Senhor
Que vida me dá."



 (Vilarinho dos Galegos)



"Oh Senhor que dormir quero,
A minha alma vos entrego.
Se dormir, acordai-me,
Se morrer alumiai-me,
Com as candeias do Senhor
Me alumiem na minha alma
Quando deste mundo me for.
Ámen, Senhor."



(Lagoaça)




Do livro,"Os Judeus Secretos em Portugal", de Amílcar Paulo.