Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Curiosidade







"Pela tarde do dia 18 realizou-se na aprazível Praia das Maçãs a tradicional festa da collocação do "pau de fileira" na magnifica propriedade em construcção, e destinada pelo nosso amigo e abastado capitalista Mr. Eugene Levy ao estabelecimento de um grande hotel, o qual decerto, e especialmente na estação calmosa, deve não só tornar-se de muita utilidade para os numerosos forasteiros da capital, como irá dar uma agradável animação aquella formosa praia.
Na construcção do excellente  edificio a cargo dos Srs. Ventura Terra, conceituado architecto e Francisco dos Santos digno fiscal de obras do municipio, teem trabalhado 36 operários, aos quais o generoso proprietário offereceu por occasião da festa, um excellente jantar, gratificando pecuniariamente todo o pessoal." 


Publicado na "Gazeta de Cintra" de 25 de Abril de 1908




A propósito da inauguração do novo Hotel Royal Belle Vue, tiveram eco na imprensa os trabalhos de reforma, organização e modernização levados a cabo na região da Praia das Maçãs.
O projecto e iniciativa estiveram a cargo de Eugène Levy. Traçaram-se novas ruas, macadamizaram-se estradas, regulamentaram-se as construções, organizaram-se os espaços, e, segundo um projecto do arquitecto Ventura Terra, proveu-se à construção do Hotel Royal Belle Vue, construído por Francisco dos Santos. Esperava-se que o referido Hotel impulsionasse o turismo balnear, tendo-se apostado, por isso, na higiene, elegância e conforto. O Hotel Royal possuía água potável, directamente canalizada para o restaurante, e iluminação eléctrica em todos os quartos.
Por seu lado, a estação telégrafo-postal, instalada em frente ao Hotel; o telefone Praia-Sintra-Lisboa e o serviço médico permanente existente na região, completavam este empreendimento da Praia das Maçãs.



Fonte: O Século nº 9901, 10 Julho 1909, p. 3.








Eugene ou Eugénio Levy, foi um daqueles empresários dinâmicos e com visão futurista, a que se deve o desenvolvimento e incrementação do turismo no inicio do século XX na Praia das Maçãs.
Foi ele o responsável pela construção do primeiro hotel na localidade, o “Royal Hotel Bellevue”, que ardeu por completo no ano de  1921.
Também foi Eugénio Levy, que cedeu parte dos seus terrenos privados para a passagem do eléctrico, isto entre os anos de 1908/1909.






Hoje, seu nome consta numa placa situada na artéria principal da Praia das Maçãs. Uma justíssima homenagem a este empresário de origem judaica.




Fotografias de:  biclaranja/colares.blogs e de Carlos Baptista



Fontes:

http://colares.blogs.sapo.pt
http://centenariorepublica.pt/
biclaranja.blogs.sapo.pt