Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Colóquios dos simples...



Há 450 anos foi o primeiro médico europeu a escrever um livro sobre as plantas medicinais do Oriente. Colóquios dos simples, e drogas he cousas mediçinais da Índia foi publicado a 10 de Abril de 1563, em Goa, onde Garcia de Orta viveu e onde viu o seu livro tornar-se no primeiro "best-seller português".





Garcia de Orta



Fugindo às fogueiras da Inquisição, que já se perfilavam no horizonte ameaçando obscurecer o céu azul da cosmopolita Lisboa do século XVI, o jovem médico Garcia de Orta, natural de Castelo de Vide, filho de judeus sefarditas espanhóis, embarca para a Índia no dia 12 de Março de 1534, na armada de cinco naus comandada por Martim Afonso de Sousa, futuro vice-rei das Índias.

Parte no total anonimato – os cronistas da época nem sequer registam o seu nome entre os tripulantes –, no entanto, o ex-professor universitário da Universidade de Lisboa conquistará a fama imortal ao escrever um dos primeiros best-sellersrenascentistas: Colóquios dos simples, e drogas he cousas mediçinais da Índia, uma obra de referência para a botânica, a farmacognosia e a medicina tropical, publicada a 10 de Abril, de 1563, ou seja, há 450 anos.

O “ervas” de Castelo de Vide, assim haveria de ser a sua alcunha devido ao gosto de herborizar aprofundado nas universidades de Salamanca e Alcalá de Henares (Espanha) onde estudara, levava pouca “fazenda” mas suficiente pau-santo para conseguir com as vendas a soma de mil cruzados. O negócio fora bem pensado, o pau-santo usava-se no tratamento da sífilis, que nessa altura alastrava na Índia. Um mal que era motivo de orgulho para muitos, e que ele iria também contrair, contribuindo para o seu envelhecimento precoce e morte aos 68 anos.








No livro Colóquios dos simples, e drogas he cousas mediçinais da Índia, construído classicamente em forma de diálogo entre duas personagens Ruano e Orta – o primeiro representante do conhecimento teórico e escolástico que teme questionar os mestres clássicos, o segundo, voz de um conhecimento “in situ et de visu”, ou seja, assente na observação e na experiência –, não se abordam apenas enfermidades, suas respectivas designações e tratamentos por via de plantas e mezinhas. Através dos 58 colóquios viaja-se até Goa, sede do governo português na Índia, efervescente centro comercial de especiarias, e conhecem-se os costumes de um povo que gostava tanto de cheiros que preferia passar fome a deixar de se perfumar. Descobre-se também, por exemplo, que era prática comum as mulheres adormecerem os maridos com datura para receberem os amantes, e as servas entorpecerem as patroas para lhes roubarem as jóias. A par da miríade de informações sobre o haxixe e a canela, as mangas e os aloés, a pimenta, o açafrão e o cravo, entre tantas outras plantas, sente-se tremer o chão com o peso de um exército de mil elefantes, pasma-se de terror perante uma espécie de cólera capaz de reduzir o estômago ao tamanho de uma moela de galinha ou tranquiliza-se a imaginação com a “árvore triste” que só floresce de noite, evocação de uma jovem que se apaixonara por Surya (Sol) e por ele fora abandonada.


Garcia de Orta, médico do Hospital Real em Goa, na altura considerado por alguns como “o melhor hospital do mundo” – que mais parecia um palácio servindo as refeições em travessas de prata e porcelana da China e em tanta quantidade que os visitantes queriam ficar a comer com os doentes –, conseguira uma erudição extraordinária não só através da leitura de livros trazidos pelas naus mas também pela prática diária de clínica, o diálogo com os seus doentes de todos os estratos sociais e diversas etnias e culturas, a visita regular aos bazares e boticas, a amigável convivência com os médicos muçulmanos e os “físicos” persas e judeus, permitindo aos “físicos” indígenas que viessem a casa tratar as suas servas e criadas.





Mapa de Goa, Índia - Possessão portuguesa de 1510 a 1961.

(Histoire générale des Voyages, de la Harpe, 1750)



À experiência de tratar os feridos na Tomada da Ilha de Repelim e em outras batalhas travadas por Martim Afonso de Sousa, nos primeiros anos da sua chegada à Índia, vieram depois juntar-se anos de observação de espécies que semeava na horta da sua casa, situada na Rua da Ala dos Namorados, em Goa, ou na vasta propriedade da Ilha de Bombaim, “ilha da Boa-Vida” que lhe fora aforada, e teria servido de inspiração à “Ilha dos Amores” do seu compatriota e amigo Luís de Camões, cujos primeiros versos impressos são publicados nos Colóquios.






O conde de Ficalho – a quem se deve um dos primeiros estudos da obra de Garcia de Orta, publicado nos finais do século XIX – pensou que ele vivera solteiro, rico e em paz. Só em 1934, através das investigações do médico, professor e historiador Augusto da Silva Carvalho se descobre uma realidade bem diferente. Garcia de Orta enriquecera na Índia, tinha um barco que lhe permitia mandar vir espécies de longínquas proveniências, comercializava pedras preciosas, beneficiava de grande respeitabilidade e protecção, e, inclusive, os seus Colóquios tinham sido aprovados por um Inquisidor-Mor do Santo Ofício (estabelecido em Goa em 1560, a pedido do padre Francisco Xavier), mas não era solteiro, não vivia sozinho com as suas criadas e serva negra degustando gulosamente sobremesas exóticas e menos ainda vivia numa atmosfera calma propicia ao estudo.

Garcia de Orta casara em 1541 ou 1542, com Brianda de Solis, natural de Alter do Chão. Na sua casa habitavam ainda duas filhas e a mãe, na casa contígua viviam duas irmãs, Isabel e Catarina, e respectivos cunhados. “Os fumos da Índia”, o deboche, a preguiça, o consumo de ópio, o intrigalhar que corrompera muitos portugueses no Oriente, não o contagiaram mas a Inquisição ameaçava “purificar” Goa; em 1543, um colega, o médico Jerónimo Dias fora queimado na fogueira, e Garcia de Orta não seria poupado caso se provasse que apesar das suas idas diárias à missa continuava a praticar o judaísmo.

A reputação de médico amigo de reis, como o conhecido Nizamaluco e a sua corte de sábios, o poder económico que detinha, o conhecimento que se condensa nos Colóquios, primeira obra escrita por um médico europeu sobre as plantas medicinais do Oriente, foram um escudo protetor, mas temporário. Quando a Inquisição, graças às confissões que arrancou à irmã de Garcia de Orta, descobriu que sob a capa de cristão-novo continuava a praticar os ritos judaicos, ordenou desenterrar as ossadas do médico para as queimar em auto de fé, reduzindo igualmente a cinzas a sua obra.





A Inquisição em Goa foi criada em 1560, tendo como principal alvo da sua acção o combate às heresias protestantes, bem como o judaísmo e o islamismo.



Salvaram-se, no entanto, alguns exemplares. Um deles seria encontrado pelo médico e botânico flamengo Charles de L’Écluse, numa estalagem em Lisboa. Apesar das gralhas da primeira edição, que resultavam de ter ficado a cargo de um tipógrafo inexperiente, a qualidade e o pioneirismo da obra levaram L’Écluse a fazer um resumo em latim e a publicá-lo em 1567. Sucederam-se inúmeras edições e traduções para o italiano, francês e inglês, a par de alguns plágios, que mantiveram vivo o nome do médico português, cujo rosto apesar de figurar em algumas pinturas, esculturas e numa nota de 20 escudos de 1971, até hoje permanece pouco conhecido.





por Susana Neves




Via: http://upmagazine-tap.com