Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A garagem de Lietukis



Após a invasão da União Soviética em 22 de Junho de 1941, e seguindo no encalço da Wehrmacht como se de uma mantilha de cães sanguinários se tratasse, unidades da Einsatzgruppe A entraram na Lituânia dias depois do inicio do conflito. Para muitos populares os alemães foram vistos como libertadores, pois a opressão soviética tinha sido dura e implacável até então.
Os *Einsatzgruppe eram unidades móveis de extermínio, a sua função era identificar e aniquilar por completo a intelligentzia local, comunistas, comissários políticos, ciganos, mas sobretudo a destruição dos núcleos populacionais judaicos existentes nos territórios do leste recentemente ocupados.





Franz Walther Stahlecker - SS Brigadefuhrer e Generalmajor der Polizei, comandante da Einsatzgruppe A, destacada para o norte da União Soviética/Países Bálticos.





Os alemães são recebidos como libertadores na Lituânia.





Os primeiros actos de humilhação contra judeus em Kaunas.



Com maior ou menor participação por parte de colaboracionistas locais, aqui, neste caso, de elementos nacionalistas lituanos, a matança da garagem de Lietukis é algo não só infame pelo método empregue (barras de ferro), como revelador de como gente aparentemente normal, adultos e jovens de Kaunas/Kovno, a segunda maior cidade da Lituânia, assistiram ao frenesim de sangue e morte, como quem vai a um jogo de futebol torcer pela sua equipa.









Os primeiros instantes antes da matança.






Milicianos dão inicio ao massacre, observados de perto por alemães e outros populares.








Uma pequena multidão assiste ao desfecho de mais um dia "normal".










O verdugo numa pose de quem cumpriu a sua tarefa de bom cidadão.




Pequeno monumento às vítimas no local do massacre.  



O caso ocorreu no dia 26 de Junho de 1941, num pátio de uma garagem local, e na sequência das fotos podemos ver que os alemães estão desarmados, assistindo como meros espectadores ao evoluir do assassinato colectivo. Apenas a milícia lituana está armada e é ela a responsável directa pelo homicídio colectivo de um grupo de homens, quase todos eles judeus.


Qual foi o motivo se é que existiu ?  Depois da retirada dos russos, cidadãos lituanos entraram nas prisões soviéticas e testemunharam os inúmeros corpos de compatriotas seus executados, muitos deles torturados antes de sua morte pela NKVD (a polícia política antecessora da KGB), e numa onda de vingança e de ajuste de contas já há muito prometido, a milícia reúne comunistas e judeus, (o bode expiatório normal destas ocasiões). A caça ao homem começa. dando inicio a uma série de massacres que ocorreram pelo menos até ao dia 29 do mês de Junho, com várias centenas de milhares de mortos, maioritariamente judeus.






* Einsatzgruppe - unidades compostas por elementos da SS, da Gestapo, da polícia militar, até mesmo da wehrmacht e de cidadãos da minoria alemã da Checoslováquia, Polónia e Rússia, bem como alguns colaboracionistas locais.



            http://www.holocaustresearchproject.org