Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Lucena, a "Pérola de Sefarad"







Este pequeno texto baseia-se num relato de viagem de Núria, uma jornalista espanhola, que descreve no seu blogue a impressão  vivida durante a sua visita a Lucena, localidade situada na província de Córdoba. 

A estrada para Lucena atravessa um campo marcado por colinas que se perdem de vista. Estamos no coração da Andaluzia. Nesta manhã ensolarada de Maio, a luz brilhante faz incidir sobre campos de girassóis, milho, cevada e trigo, que se estendem alinhados como fileiras de soldados, em todas as direcções.
(...)












Me encanta pensar que este é o caminho que empreenderam os poetas do Talmude quando foram para Eliossana (Lucena), uma vez que entre os séculos IX e X e.c. a cidade em que eu estou escrevendo era habitada quase exclusivamente por judeus, mantendo-a como a mais importante escola talmúdica de Espanha, que contou com a presença de Maimónides. 
(...)

Eliossana era então conhecida como a "cidade dos poetas", sua fama se espalhou por todos os centros judaicos da Europa e bacia do Mediterrâneo. Lucena passou a ser intitulada como a "Pérola de Sefarad". 
(...)