QUATRO RABINOS DISCUTEM TEOLOGIA
Quatro rabinos costumavam discutir teologia juntos e três estavam sempre de acordo contra o quarto. Um dia, depois de perder por três contra um uma vez mais, o rabino que ficava sempre excluído decidiu apelar a uma autoridade mais alta.
- Ó, Deus – exclamou. – No fundo, sei que estou certo e que eles estão errados! Por favor, dá-me um sinal para lhes provar que estou certo!
Estava um dia lindo e soalheiro. No momento em que o rabino terminou a sua prece, uma nuvem de tempestade deslizou no céu por cima dos quatro rabinos. Ouviu-se um trovão e a nuvem dissolveu-se.
- Um sinal de Deus! Estão a ver, eu tenho razão, eu sabia!
Mas os outros três discordaram e referiram que é frequente formarem-se nuvens em dias quentes.
Assim, o rabino rezou de novo.
- Ó, Deus, preciso de um sinal maior para mostrar que tenho razão e eles estão errados. Por isso, por favor, Deus, dá-me um sinal maior!
Desta vez surgiram quatro nuvens de tempestade que se juntaram para formar uma grande nuvem, e um raio atingiu uma árvore numa encosta próxima.
- Eu disse-vos que tinha razão! – exclamou o rabino, mas os amigos insistiram que não tinha acontecido nada que não pudesse ser explicado por causas naturais.
O rabino estava a preparar-se para pedir um sinal muito, muito grande, mas no momento em que disse «Ó Deus…», o céu ficou completamente preto, a terra tremeu e uma voz profunda e tonitruante disse:
- EEEELLLLEEE TEEEMM RAAAAAZÃO !
O rabino colocou as mãos nas ancas, voltou-se para os outros três e disse:
- Então?
- Então – disse um dos rabinos, encolhendo os ombros -, agora são três contra dois.
(Enviado pela Sónia Craveiro)