A cidade de Bragança vai ver surgir uma nova estrutura cultural. Trata-se do Museu Hebraico que vai ficar localizado junto ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
O Museu Hebraico vai ser projectado pelo arquitecto Souto Moura, contemplado recentemente com o prémio Pritzker 2011, considerado o Nobel da Arquitectura.
O equipamento vai nascer a partir da recuperação de um edifício secular que está abandonado e degradado e que foi adquirido pela autarquia de Bragança pelo valor de 150 mil euros. Aqui serão instalados o futuro Museu Hebraico e o Centro de Interpretação Sefardita do Nordeste Trasmontano.
Paralelamente surgirá um centro de estudos sobre a presença dos judeus no Nordeste Transmontano, região onde ainda existem importantes núcleos e povoações com arreigadas tradições culturais.Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, o projecto já se encontra concluído, embora ainda não estejam reunidas as condições de financiamento necessárias ao arranque das obras de reabilitação do antigo edifício.
O autarca referiu que as obras vão arrancar no próximo ano, devendo, para o efeito, serem criadas as condições necessárias para que o projecto seja financiado por fundos comunitários, já que, como sublinha Jorge Nunes, “ trata-se de uma obra de elevado interesse cultural”.
Via: "Os judeus em Trás os Montes"