quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Abraham Pais




Abraham Pais (Amesterdão, 19 de Maio de 1918 — Copenhaga, 28 de Julho de 2000), foi um físico holandês e um teórico da física quântica.

Como profundo conhecedor da física do século XX e do seu desenvolvimento, Pais ganhou reconhecimento internacional; como colega, mais tarde parceiro e amigo de Albert Einstein, pertence a ele a mais representativa biografia sobre Einstein. 






Abraham Pais estudou Física na Universidade de Utrecht, quando os alemães, em Maio de 1940, ocuparam os Países Baixos. Em Junho de 1941, poucos dias antes de todos os judeus serem proibidos de frequentar as Universidades, consegue ainda apresentar sua monografia. Seu trabalho chama a atenção de Niels Bohr, que quer levá-lo para o seu país, a Dinamarca. Mas Pais precisa de fugir da perseguição da Gestapo e vive por mais de um ano escondido na Holanda. Pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, Pais é capturado pela Gestapo, mas sobrevive.

Depois da guerra trabalhou no Instituto para a Física Teórica em Copenhaga.  Em 1946, transfere-se como físico teórico para o Instituto de Estudos Avançados em Princeton, onde ele, devido ao seu trabalho, recebe o apelido de "Senhor Teoria Quântica" e conhece Albert Einstein.

Suas mais importantes contribuições dizem respeito à teoria moderna das partículas elementares. Em 1941 identifica prótons e neutrons com o conceito de "Núcleo Atómico , em 1952, ele explica como uma determinada partícula subatómica pode rapidamente surgir, mas demorar muito tempo para se desintegrar, já em 1955 publica um trabalho teórico muito aguardado sobre as leis da mecânica quântica. Dos conhecimentos ali descritos, os físicos Val Logsdon Fitch e James Watson Cronin retiraram anos mais tarde a base para as experiências que lhes deram o Prémio Nobel de Física em 1980.






Em 1956 naturaliza-se cidadão dos Estados Unidos. Sua auto-biografia A Tale of Two Continents (Princeton, 1997) conta a sua história de vida como físico em um mundo turbulento.

Pais, talvez tenha ficado mais conhecido pela sua biografia de Albert Einstein, (em inglês: Subtle is the Lord, Oxford, 1982), e sua sequência  "Einstein Viveu Aqui" (em inglês: Einstein Lived Here).

Abraham Pais escreveu também a história dos físicos no século XX, Inward Bound (Oxford, 1986), uma biografia de Niels Bohr, Niels Bohr's Times, In Physics, Philosophy and Polity (Oxford, 1991), e "Os Génios da Ciência" (em inglês: The Genius of Science: A Portrait Gallery (Oxford, 2000).

Foi ainda professor de Física na Universidade Rockefeller, membro da Academia Nacional das Ciências, da Sociedade Americana de Filosofia e da Academia Americana das Artes e Ciências. Faleceu em 2000, com 82 anos.

É descendente de judeus sefarditas que partiram de Portugal no século XVII, daí a origem do seu sobrenome Pais.





Fontes e imagens: Wikipédia
http://todayinsci.com/http:/
www.nybooks.com/galleries/david-levine-illustrator
www.aps.org/