Foi o rei David que conseguiu unificar o povo judeu, fazendo de Jerusalém a capital de Israel. Seu filho, o famoso e sábio rei Salomão, construiu o Templo, o lugar mais sagrado dos judeus. Porém, Jerusalém ao longos dos séculos foi mudando de mãos várias vezes, devido às incursões e conquistas de exércitos estrangeiros. O Templo (Beit Hamikdash), também ele não escapou aos cercos e à destruição. Reconstruído após o regresso do exílio da Babilónia e aumentado durante o reinado de Herodes, foi com as legiões romanas do general Tito, que acabou por ser destruído por completo no fatídico ano de 70 da e.c. ficando apenas de pé o Kotel (Muro das Lamentações), espaço que é assim designado, devido aos lamentos de gerações de judeus em terem perdido o seu Templo.
Actualmente o Muro das Lamentações é um lugar de oração e de peregrinação de judeus de todo o mundo, o centro de culto mais importante para o judaísmo.
Sem Templo, a sinagoga serviu de substituição para o ensinamento da Torah e sua celebração, um espaço comunal direccionado não só para o culto, mas também de aprendizagem e de convívio, tendo como lideres religiosos e comunitários os rabinos.
Cada comunidade espalhada pela diáspora ou mesmo em Israel, reflecte na arquitectura do edifício um pouco as suas tradições herdadas do passado, senão vejamos:
Sinagoga Portuguesa de Amesterdão - Holanda
Sinagoga de Lille - França
Na Itália as sinagogas seguem um estilo do renascimento italiano, muitas das vezes seguindo padrões da arquitectura das igrejas locais.
Sinagoga de Casale Monferrato - Itália
Sinagoga de Veneza
Já em Espanha é nítida a influência islâmica, influência que atravessa fronteiras, mesmo em países da Europa Central, onde se nota em algumas das suas sinagogas este estilo de desenho arquitectónico, independentemente se a comunidade é de origem sefardita ou asquenazi.
Sinagoga de Córdoba - Espanha
Há depois belíssimas sinagogas de madeira, tão caracteristicas na Polónia e na Lituânia.
Finalizando, apresento ao leitor uma pequena selecção das mais bonitas sinagogas de Israel.
Sinagoga Algarbia, Golomb Street, Ofakim
Sinagoga Central Kiryat Shmuel, Torah Veavoda Street
Sinagoga Moshav Nevatim
Sinagoga Beit Tanchum, Hakalaniyot Street, Tirat Hacarmel
Sinagoga Ohel Moed, Shadal Street, Telavive
Sinagoga Or Torah, Kaplan Street, Akko
Sinagoga Gvurat Mordechai, Herzog Street, Givatayim
De todas a minha preferida, a Sinagoga Abuhav, em Safed
Fontes: Safed-Tzfat/www.geolocation/Wikipédia/www.aish.com
www.jewishvirtuallibrary
Fotografias: Carla, Daniel Duclos e
Simona