Das numerosas judiarias galegas existentes até 1492, destaco em particular sete. Duas delas, a de Ribadavia e Ares, são actualmente pólos de enorme interesse, quer no seu âmbito histórico, turístico ou, arquitectónico, uma vez que possuem casas medievais e outras já posteriores, construídas segundo o traçado da época.
A maior concentração de judeus deu-se na região de Ourense, e por isso, o viajante não ficará surpreendido em encontrar nesta cidade galega, o solar da antiga aljama judia em torno da Rua Nova.
Ribadavia faz parte integrante de um itinerário judaico ainda muito bem preservado, quase intacto perante a passagem dos séculos, bairro judeu formado entre os séculos XII e XIII. Temos a rua das lojas e de Santa Cruz, a Praça da Madalena, onde as casas se prolongam até à muralha.
Praça Mayor ou Praça da Madalena (Ribadavia)
Pontevedra - Aljama judia próxima da igreja de Santa Maria Maior e suas ruas adjacentes.
Santiago de Compostela - Destacar as ruas da Azabachería, Algalias e de Jerusalém.
Santiago de Compostela
Corunha - Aqui, realçar o lugar da "Pena dos Xudios", uma lembrança da presença deste povo por estas bandas, situado próximo do bairro de "A Rabiada", que foi antigamente um cemitério hebraico.
Ares - Localidade mais a norte e próxima da costa galega, possui um bairro de pescadores ainda com o aspecto inconfundível herdado da época dos judeus.
Finalmente na província de Lugo, em Monforte de Lemos, de salientar que a sua judiaria está geograficamente localizada na área mais alta da povoação.
Lugares cheios de memórias de um passado, para se desfrutar no presente.
Fonte: Texto de Mercedes Reig, "Viaje Por La España Judia" - Turismo de Espanha, (1985)
Fotografias: Blogue A Rúa Xudea/Celtaweb/ Turismo de Ribadavia