Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A "Bíblia de Lisboa"




A "Bíblia de Lisboa" é o mais completo códice datado, ou seja, (um manuscrito em forma de livro, em vez de um rolo) da famosa escola medieval portuguesa de iluminura hebraica. Esta Torah  terá sido concluída no ano de 1482, e é normalmente designada como a "Bíblia de Lisboa". Estamos perante um testemunho importante e único sobre a riqueza da vida cultural dos judeus portugueses antes da expulsão e das conversões forçadas pelo édito de D. Manuel, decretado em finais do século XV.





Lisboa Bíblia, Lisboa, Portugal, 1482 
Ou BL. MS 2626, vol. 1, f. 23V 
Copyright © O Conselho de Biblioteca Britânica 



Autor desta obra prima ?


Samuel ben Samuel Ibn Musa, conhecido como Samuel, o escrivão, copiou o texto bíblico num roteiro elegante e muito bem elaborado para o seu patrono Yosef ben Yehudah al-Hakim. As decorações são uma mistura de influências italiana, espanhola e flamenga, decorações, gentilmente elaboradas por mãos experientes e qualificadas para este tipo de trabalho.






Samuel escreveu o texto em duas colunas de 26 linhas com uma pena de junco no estilo característico sefardita, acrescentando as vogais sob as letras hebraicas. 
Um segundo escriba, anónimo, escreveu comentários e notas sobre o texto principal nas margens superior e inferior da página e entre as colunas. Em vez de copiar o texto em linhas rectas, o escriba anónimo criou desenhos circulares de linhas de texto, uma técnica conhecida como micrografia.

Sabe-se que produziu o livro do colofão (o "painel de créditos", no final do livro). Nela, Samuel Musa se identifica como o escrivão, e diz-nos que ele terminou o trabalho numa noite de sexta-feira no mês judaico de Kislev e no ano 5243, o que corresponde a Novembro / Dezembro do ano de 1482.






Por que é importante?


A designada "Bíblia de Lisboa", é uma das mais belas e precisas no que respeita aos manuscritos bíblicos hebraicos, e, como tal, tem sido utilizado em diversas e modernas edições críticas, considerado até como um texto modelo. É também o manuscrito mais bem realizado e datado da escola medieval portuguesa de iluminura hebraica.


O British Museum Library (agora na Biblioteca Britânica) comprou o manuscrito em 1882.
A actual encadernação é de 1954.




Fontes: www.tipografos.nethttp://www.bl.uk/ Eterna Sefarad blog