Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Judeus em Campo Maior





Campo Maior é uma vila portuguesa que faz fronteira com Espanha, e devido à sua proximidade com o país vizinho, viu aumentar  a sua população hebraica a partir de 1492, consequência da entrada em Portugal dos muitos refugiados judeus vindos de Castela.





Vista geral de Campo Maior




Esta oportunidade em se refugiarem no nosso país, era facilitada pela constante movimentação comercial que existia entre Campo Maior e a Estremadura espanhola, tal como Ouguela e a nossa Olivença, estarem incluídas no bispado de Braga e, por isso, afastadas o suficiente do controle eclesiástico, que de outro modo, poderia criar maiores e mais sérios problemas.
Quem eram estes fugitivos que atravessaram a fronteira?  Eram médicos, mercadores, boticários, artesãos e sapateiros, alguns, senão muitos, acabaram por serem detidos e colocados nas masmorras da Inquisição de Évora.
Pela documentação ainda existente, entre o ano de 1582 e 1593, foram presos pelo Santo Ofício, quase 300 habitantes de Campo Maior, colocando esta localidade como a das mais castigadas em todo o Alentejo.




Fonte: "Passos na Areia", da historiadora e jornalista Maria Júlia Fernandes, pág. 40. Editora Contexto,ano - 1996.