Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011




QUATRO RABINOS DISCUTEM TEOLOGIA



Torah Debate


     
Quatro rabinos costumavam discutir teologia juntos e três estavam sempre de acordo contra o quarto. Um dia, depois de perder por três contra um uma vez mais, o rabino que ficava sempre excluído decidiu apelar a uma autoridade mais alta. 


    - Ó, Deus – exclamou. – No fundo, sei que estou certo e que eles estão errados! Por favor, dá-me um sinal para lhes provar que estou certo!
    Estava um dia lindo e soalheiro. No momento em que o rabino terminou a sua prece, uma nuvem de tempestade deslizou no céu por cima dos quatro rabinos. Ouviu-se um trovão e a nuvem dissolveu-se.
    - Um sinal de Deus! Estão a ver, eu tenho razão, eu sabia!
    Mas os outros três discordaram e referiram que é frequente formarem-se nuvens em dias quentes.
    Assim, o rabino rezou de novo.
    - Ó, Deus, preciso de um sinal maior para mostrar que tenho razão e eles estão errados. Por isso, por favor, Deus, dá-me um sinal maior!
    Desta vez surgiram quatro nuvens de tempestade que se juntaram para formar uma grande nuvem, e um raio atingiu uma árvore numa encosta próxima.
    - Eu disse-vos que tinha razão! – exclamou o rabino, mas os amigos insistiram que não tinha acontecido nada que não pudesse ser explicado por causas naturais.
    O rabino estava a preparar-se para pedir um sinal muito, muito grande, mas no momento em que disse «Ó Deus…», o céu ficou completamente preto, a terra tremeu e uma voz profunda e tonitruante disse:

    - EEEELLLLEEE TEEEMM RAAAAAZÃO !

    O rabino colocou as mãos nas ancas, voltou-se para os outros três e disse:
    - Então?
    - Então – disse um dos rabinos, encolhendo os ombros -, agora são três contra dois.



(Enviado pela Sónia Craveiro)